Se você está indo para Orlando pode estar se perguntando qual a melhor forma de se locomover por lá. Existe basicamente 3 maneiras de ir para Orlando

  1. Em excursão com guia – Neste caso você não vai precisar se preocupar, pois terá transporte para todos os parques, atrações e lojas.
  2. Se ficar em hotel, dentro da Disney,
  3. Se for por conta própria, em hotel fora da Disney ou casa alugada.

Minhas dicas sobre locomoção e mobilidade em Orlando:

Em hotel Disney, você terá transporte gratuito aeroporto-hotel-aeroporto e para todos os parques e atrações Disney e, por isso, minha sugestão é você aproveitar o transporte para fazer os parques Disney logo no começo da viagem e alugar um carro para ir aos outros parques “não” Disney ( Universal, Island of adventure, Sea World, Bush Gardens ) e shoppings ( Millenia, florida Mall, Premium outlet ).

Em hotel fora da Disney ou em casa alugada o transporte para os parques e outros locais já fica mais difícil pois poucos hotéis oferecem Vans e os que oferecem tem poucas opções de horários de ida e volta. Lembre-se que o dia de parque é cansativo e longo e o que você menos vai querer é ter que entrar em fila para pegar taxi ou ficar esperando um bom tempo pela Van do hotel.

Táxi

Existem muitos Taxis em Orlando sendo que os oficiais são operados pela empresa chamada Mears e são os Yellow cabs.

Você pode solicitar um taxi na recepção do seu hotel ou por telefone ou pelo aplicativo chamado Mears Taxi e é sempre bom combinar o valor da corrida antes de entrar no Taxi pois a grade maioria não liga o taxímetro.

Eu nunca usei taxi em Orlando mas as opiniões de amigos que usaram são bem contrastantes. Alguns adoram pelo fato de não ter que dirigir, pagar estacionamento e alugar cadeirinha para crianças.

Outros já não gostam, pois podem enfrentar filas nos horários de saída dos parques, ter sempre que telefonar ou usar o aplicativo ( para isso você tem que ter 3G funcionando no seu celular ) já que pegar taxi na rua é bem difícil.

O valor do taxi pode ser bem salgado dependendo da distância e o número de pessoas que irão dividir a corrida com você

Na minha opinião, a melhor opção é alugar um carro.

Para alugar um veículo nos Estados Unidos, é necessário:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Passaporte
  • Cartão de crédito.

Dirigir em Orlando é muito fácil.

Todas as ruas e rodovias são bem sinalizadas; as vias são largas e sem buracos; os motoristas respeitam as leis de trânsito e quando isso não acontece ou ocorre uma “barbeiragem”, é muito comum mencionar que são brasileiros…

Algumas dicas e leis:

  1. É permitido virar à direita mesmo o sinal estando vermelho, a menos que esteja sinalizado de outra forma (NO TURN ON RED).
  2. Fiquem atentos ao tráfego de pedestres, principalmente na região da International Drive e em outras áreas populosas – SEMPRE dê preferência ao pedestre.
  3. Em cruzamento em que as 4 vias possuem o sinal de STOP, o veículo que chegou primeiro tem o direito de cruzar primeiro, e assim sucessivamente.
  4. Respeite as sinalizações de “only”. Caso você esteja em uma faixa com a palavra only pintada com seta para direita ou esquerda, no cruzamento você obrigatoriamente terá que virar ou para esquerda ou para direita já que geralmente existe um semáforo exclusivo para estas faixas.
  5. Multas gravíssimas são aplicadas pelas leis da Flórida pela condução sob efeito de álcool ou pela existência de frascos abertos de bebidas alcoólicas no carro. Dirigir embriagado é levado MUITO a sério nos Estados Unidos. O limite legal de álcool na corrente sanguínea para adultos acima de 21 anos é 0,08%. Se você for pego com uma percentagem mais elevada, você pode enfrentar multas e eventualmente – PRISÃO.
  6. Por lei, é obrigatório o uso do cinto de segurança por passageiros no banco da frente.
  7. Transportando crianças:
    – Crianças até 3 anos obrigatoriamente devem estar em cadeirinhas aprovadas pelo governo americano
    – Crianças entre 4 e 5 anos obrigatoriamente devem estar em assentos chamados Booster e com o cinto de segurança.
  8. Caso você perceba um carro de policia com as luzes vermelhas e azuis acesas te seguindo: pare o carro fora da faixa de trânsito; não saia do carro EM HIPÓTESE ALGUMA; fique com as MÃOS NO VOLANTE; aguarde por ele. O Policial vai pedir sua habilitação, documentos pessoais e do carro. Caso você tome uma multa por velocidade ou outro motivo, pergunte se é possível pagar pela internet. Eu já fui multado por excesso de velocidade e paguei a multa pela internet com cartão de crédito.
  9. Respeite as sinalizações, a velocidade e você não terá problemas para curtir as melhores férias da sua vida !

Leia também: 7 coisas que você precisa saber antes de ir à Flórida